4 de mai. de 2010 às 08:41 Postado por -OTAKU House- 2 Comments


Ídolos de Plástico
Conheça a mais nova mania dos fãs de anime/mangá: miniaturas de personagens!

Viva a Tecnologia!
Elas podem estar em qualquer lugar: na estante, na cabeceira da cama, em cima do gabinete do computador, na mesa de trabalho/estudo. São feitas de plástico e, em alguns casos, mais bem cuidadas que estatuetas de santos. São as miniaturas de personagens de animes, que nos últimos cinco anos tiveram um aumento vertiginoso na produção, variedade, qualidade e uma queda significativa no preço!
Graças ao “scan” computadorizado de peças em 3D, aliada as novas maquinas para prensagem de peças  em PVC (o mesmo material usado nos encanamentos domésticos), ficou fácil e barato produzir miniaturas de personagens de anime altamente detalhadas, e em larga escala.
Nas próximas edições, comentarei o porquê do sucesso destas miniaturas entre os fãs, e quão milionário é esse mercado. Por hora, fiquem com esta classificação dos modelos existentes:

Garage-Kits ou Vinil Kits / Gashapons / Trading Figures / Completed Models

Gashapons

Feitas em máquinas industriais, injetando plástico PVC derretido e sob pressão dentro de um molde. Tem, em geral, 10 a 12 centímetros de altura. O nome tem uma origem curiosa: são vendidas dentro de ovos de plástico transparentes, colocados em máquinas iguais as que temos aqui no Brasil para refrigerantes e salgadinhos. Após colocar o dinheiro ( de 100 a 500 Yens), gira-se uma chave que faz um som mecânico semelhante a “gasha”. Então o “ovo” com a miniatura cai na câmara de retirada, fazendo um som semelhante a “pon”. Daí gasha + pon = gashapon, e assim são chamados mundialmente.


2 Responses so far.

  1. POK says:

    eu tenho o vincent do ffvii xD

  2. ][_, (|) ][_, !
    Eu tenho o Gaara e o Vegita =)

Postar um comentário